domingo, 14 de março de 2010

Minhas obras


Último lançamento.


Acaba de ser lançado meu último livro. Trata-se da obra "Política de Cotas Raciais em Universidades Brasileiras: entre a legitimidade e a eficácia" (Curitiba: Juruá, 2010, 334 p.).


O livro trata da polêmica adoção das políticas de cotas para acesso de afrodescendentes ao ensino superior no Brasil. A obra analisa a legitimidade e a eficácia da política de cotas raciais para o acesso dos afro-descendentes ao ensino superior público no Brasil. Para tanto, busca a partir da aparente dicotomia entre os valores liberdade e igualdade compreender a influência de tais valores nas concepções modernas e contemporâneas de Estado e de justiça. Ademais, busca avaliar a hipótese segundo a qual a melhor compreensão da eficácia das cotas raciais corresponde, diretamente, ao que se tem reputado ser os desafios contemporâneos das ações afirmativas em geral, e das políticas de cotas em particular: a concretização da igualdade material, a necessidade do resgate do valor fraternidade ou solidariedade, a realização do ideal de justiça (re)distributiva, o reforço de sua eficácia social, bem como a minoração dos eventuais efeitos perversos, com vistas a promover a correção estrutural dos quadros de vulnerabilidade afeitos aos afro-descendentes.


A publicação veio em boa hora pois, como é sabido, o Supremo Tribunal Federal está em vias de julgar ações importantes acerca da constitucionalidade da matéria (ADPF 186 e outros).



Confiram o link da Editora Juruá






Um comentário:

  1. Fato intrigante observa-se quando alguns tentam elucidar um ou vários agravantes sociais que a história via diversos modos tentou ocultar durante anos como a dívida social que possui com alguns grupos.
    A própria sociedade que e quem mais sofre as conseqüências prefere, aceitar a justiça divina, relacionada possivelmente que as respostas venham dos céus. Ou admitir o branqueamento em um país multietnico.
    Será?
    Boa Análise está em Políticas de Cotas Nacionais nas Universidades Brasileiras.

    ResponderExcluir